Cultura

“livros abertos” com Luís Ferreira apresentação do livro “282”

A 17 de junho, sábado, pelas 15h30, é apresentado em Loulé mais uma sessão de “Livros Abertos”, que contará com a apresentação do livro “282 – O Último Caminho Será Sempre o Primeiro”, de Luís Ferreira.

Depois de ter percorrido os Caminhos de Santiago a pé por mais de vinte vezes, Luís Ferreira aceita o desafio lançado por um amigo e juntos rumam a Santiago, mas, desta feita, de bicicleta. O percurso escolhido é o Caminho Português da Costa, com início em Vila Nova de Gaia. Ao longo de uma semana, conhecem inúmeras localidades, pessoas, monumentos, culturas, lendas e tradições, e enfrentam as agruras e os cansaços do dia-a-dia.

Num registo muito pessoal e intimista, Luís Ferreira traz-nos um livro completamente diferente dos anteriores. Aqui, encontramos o peregrino que se esconde atrás do autor e vivemos com ele as mesmas fortes emoções, sem filtros ou barreiras.

Luís Ferreira nasceu no Barreiro, a 8 de maio de 1970, e vive atualmente em Alcochete. Iniciou a sua atividade literária em 2007, vindo a publicar um livro de poesia por ano, até 2011. Em 2012, a sua carreira literária toma outro rumo ao descobrir e percorrer o Caminho de Santiago. Essa paixão reflete-se no primeiro livro de prosa que publica, em 2013, “Entre o Silêncio das Pedras”, que já conheceu quatro edições; em 2014 o livro é editado no Brasil e em 2021 na Polónia. Depois deste romance, publicou “Diário de Xavier Lopes”, mais tarde em coautoria “Olhares de um peregrino de Santiago” e, em 2016, “O Peregrino”, romance que chega à 3ª edição em 2022 e que se encontra em fase de tradução na Polónia.

Em 2018 publicou o seu primeiro thriller, intitulado “A Sombra da Verdade”. Em 2020 regressa à publicação de um novo romance sobre o Caminho de Santiago, cujo título é desde logo um convite à reflexão interior e surge o “Porque caminhas?”. Em 2021 reedita o livro “Diário de Xavier Lopes” com o título “O teu caminho” face à enorme procura por parte dos seus leitores.

A sua dedicação ao Caminho de Santiago já lhe valeu diversas homenagens na Galiza e em Portugal, onde é unanimemente conhecido como o maior autor de ficção sobre este tema. Aproveitando a pausa devido à pandemia, decide além dos seus trabalhos de investigação e divulgação sobre o tema, frequentar três cursos sobre o Caminho de Santiago realizados com a parceria Miriadax/Universidade de Santiago de Compostela, “El Camino de Santiago Patrimonio de la Humanidad para un mundo global”, “El Camino de Santiago enfoques didáticos multidisplinares”, “El Camino de Santiago en las redes sociales”.

 “282” é o seu primeiro livro de escrita de viagens.

A apresentação do livro ficará a cargo do autor: Luís Ferreira.

Na sessão haverá venda de livros e sessão de autógrafos.

A entrada é livre.