Semana do Ambiente e dos Oceanos aposta na população infantojuvenil
O município de Lagos preparou uma semana de atividades para assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e, simultaneamente, o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho). Duas datas comemorativas, instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como objetivo sensibilizar os governos, as cidades, organizações da sociedade civil e os cidadãos para as problemáticas ambientais e mobilizá-los no sentido de adotarem uma prática transformadora que permita reverter ou, pelo menos, minimizar o impacto negativo da atividade humana sobre os ecossistemas.
No 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente o tema das comemorações está relacionado com a poluição por plástico. De acordo com os dados divulgados pela ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, apenas menos de 10% é reciclado. Estima-se, por isso, que 19 a 23 milhões de toneladas de plástico acabe por ir parar aos lagos, rios e mares, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta. Acresce outro risco, menos conhecido, que decorre do grande volume de microplásticos consumidos anualmente, os quais estão presentes nos alimentos, na água e no ar. A palavra de ordem da campanha deste ano -“#CombataAPoluiçãoPorPlástico” – centra-se, por isso, nas escolhas e nas soluções que cada um e todos em conjunto podemos adotar no sentido de transitarmos para uma economia mais circular. Os principais objetivos são, entre outros, reduzir, em 80% até 2040 o volume de plástico que entra nos oceanos, em 55% a produção de plástico, poupar recursos económicos e reduzir em 25% a emissão de gases de estufa. O mote do Dia Mundial dos Oceanos deste ano – “É hora de colocar o oceano em primeiro lugar”- acaba por reforçar a mensagem e o apelo do Dia Mundial do Ambiente.
Com este enquadramento temático, que interliga as duas efemérides, 36 turmas e cerca de 800 alunos do pré-escolar e ensino básico das escolas de Lagos irão ter a oportunidade de participar em atividades promovidas pelo município, em parceria com a associação AORCA e o PROJETO NOVAS DESCOBERTAS, que incluem oficinas de animação artística, sensoriais e informativas, de cariz ambiental, bem como a realização de experiências de aprendizagem para a sustentabilidade na Quinta do Vale da Lama.
Para as restantes faixas etárias está prevista uma ação no Mercado Municipal de Santo Amaro, onde serão apresentadas exposições que abordam a problemática do lixo marinho e dão a conhecer os resultados da monitorização de resíduos encontrados nas praias de Lagos.
A Semana do Ambiente e dos Oceanos decorre até 9 de junho e poderá ser enriquecida com as iniciativas espontâneas dos cidadãos e de outras entidades, como é o caso do Hotel Vila Galé que, de acordo com a informação recebida, se prepara para organizar uma atividade de limpeza de praia na zona da Meia Praia com os seus colaboradores.