Atualidade

Noventa empresas de Albufeira reconhecidas com selo “PME líder” e “PME excelência”

Em clima de grande satisfação, decorreu no passado dia 17 no Hotel Alísios a 7.ª edição da Cerimónia de Distinção das PME’s Líder e PME’s Excelência, relativa ao ano económico de 2021, um ato concebido pelo Município de Albufeira que visa enaltecer a excelência empresarial e motivar as pequenas e médias empresas do concelho. Ao todo, foram distinguidas 90 empresas, estando presentes 53 representantes das mesmas. Refira-se que dessas 90 empresas, 36 classificaram-se como PME Excelência. Trata-se de um selo de qualidade atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal às empresas que mais contribuíram para a competitividade e para o desenvolvimento da economia nacional.

A cerimónia começou com uma homenagem a José Gomes Leandro, proprietário do local onde decorreu a cerimónia, conhecido como um decano do Turismo em Albufeira, sendo um dos primeiros empresários do país a apostar na modernização e eficácia energética. Com uma intensa atividade empresarial ligada à hotelaria e um vasto currículo na área turística e associativa, José Carlos Rolo fez questão de completar o seu perfil: “José Leandro espalha humanismo, cultiva a amizade e pratica a dedicação a Albufeira”. Emocionado com a homenagem que o Município lhe prestou (refira-se que já anteriormente lhe tinha sido entregue pelo Município a insígnia de Medalha de Grau Ouro), o empresário albufeirense projeta agora para Paderne um empreendimento turístico de 5 estrelas a partir da ideia da sustentabilidade, com base nos recursos da Natureza, designado Hotel Vale do Tempo. “Tudo o que aconteceu até agora, teve uma razão de existir. Tudo quanto eu fiz, partiu sempre de um pensar nos outros, relegando-me sempre para o final”, referiu o empresário, sem deixar de fazer referência ao seu novo projeto: “Resta-me cumprir ainda apenas um sonho, o do Hotel Vale do Tempo, um hotel rural para homenagear os meus antepassados”. O futuro hotel localiza-se em Vale de Pegas, inserindo-se no Barrocal Algarvio, marcado pela ruralidade e pela baixa densidade populacional.

O vice-presidente da Autarquia e responsável pelo pelouro do Empreendedorismo, Cristiano Cabrita não poupou as palavras para expressar o “orgulho” nas empresas que demonstraram “um bom desempenho” no ano de 2021. “Serve esta cerimónia para reconhecer a excelência do vosso desempenho para que em uníssono possamos fazer de Albufeira o melhor sítio do mundo para viver, bem como o melhor destino turístico. Sintam por esta Autarquia, o mesmo carinho que a Autarquia sente pelo vosso trabalho”, disse aquele responsável.