Na origem da nova efeméride, Portimão celebra em festa o Dia Nacional dos Jardins
Pela primeira vez, vai celebrar-se a 25 de maio o Dia Nacional do Jardins, que resulta de uma petição elaborada por alunos da turma do 10º L da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG) e aprovada por unanimidade pela Assembleia da República em 16 de setembro de 2022, visando homenagear a figura e o legado do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles.
Como não podia deixar de ser, o Município de Portimão associa-se à nova efeméride e preparou um conjunto de atividades ao ar livre para este dia de festa, abertas à população, cujo programa arrancará às 9h00 com a inauguração na ESMTG de uma exposição com trabalhos de alunos da EB1 Major David Neto, alusiva ao tema “Jardins”, a que se seguirá a receção às crianças dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, que participarão em atividades lúdicas e jogos tradicionais.
Por volta das 10h30, será plantada no espaço exterior do mesmo estabelecimento de ensino uma árvore e preparado um canteiro com suculentas, havendo a partir das 11h00 momentos musicais com bandas formadas por alunos da ESMTG, que se prolongarão até às 13h00, hora a que terá lugar um piquenique destinado à comunidade escolar.
A programação do dia inclui ainda, cerca das 14h30, a inauguração de um abrigo para a “Teixeira” e o “Manel”, o casal de gatos mascote da ESMTG, seguida de um novo período com momentos musicais pelas bandas compostas por alunos desta escola secundária.
O programa da efeméride terá outros pontos altos e abrangerá o Jardim 1º de Dezembro, onde às 10h00 terá lugar a atuação “The Portimão Suzuki Program”, decorrendo das 10h0 até às 21h00 um encontro intercultural e intergeracional, com reconstituição de uma Festa Junina.
Às 17h00 tem início o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão uma conversa entre o arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes e Carlos Café, professor de Filosofia na ESMTG e impulsionador da petição na origem do Dia Nacional dos Jardins, que trocarão ideias em torno da importância destes espaços de fruição pública, e que culminará cerca das 19h00 com uma Jam Session a cargo dos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola da Bemposta.
Por uma melhor qualidade de vida
Nascido em Lisboa no dia 25 de maio de 1922, Gonçalo Ribeiro Teles desempenhou relevante papel em prol da proteção do meio ambiente, na defesa da paisagem e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Da petição aprovada em setembro do ano passado, constava o seguinte excerto: “Sonhamos com um dia especial, em que os idosos saiam dos lares e de suas casas para apanhar sol e conversar entre si. Sonhamos com um dia especial, em que as crianças mais novas vão passar a manhã a brincar à apanhada, a andar de baloiço ou a jogar à bola, um dia especial, em que as aulas sejam dadas ao ar livre, nos jardins das escolas e nos jardins e parques das vilas e cidades.”