Saúde

Campanha 1€ abem arranca hoje nas farmácias de norte a sul do país

Promovida pelo Programa Abem da Associação Dignitude, a Campanha 1€ abem, tem como objetivo a angariação de donativos para compra e entrega de medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir.

O abem: tem uma abrangência nacional, estando presente em todos os distritos e regiões autónomas. Para dar acesso à medicação às famílias mais carenciadas foi constituída uma rede colaborativa, da qual fazem parte Entidades Referenciadoras como Autarquias, IPPS, Cáritas e Misericórdias. O beneficiário abem: é referenciado por estas entidades locais e tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa Farmácia abem: para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário abem:, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma recolha permanente de fundos através do apoio de Empresas ou cidadãos individuais.

O Programa abem: já apoiou mais de 32.000 famílias.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.