Lagos assinala o 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974
Para comemorar este dia histórico para Portugal, o município lacobrigense preparou algumas iniciativas institucionais, culturais e recreativas como forma de celebrar a Liberdade e a Democracia.
No Centro Cultural de Lagos, as celebrações iniciam a 22 de abril, pelas 18h00, com “Revoluções” pela associação Questão Repetida, um espetáculo multidisciplinar que envolve música, poesia, movimento e arte em torno do próprio conceito de “revolução”. A 24 de abril (21h30), no dia em que Chico Buarque recebe o Prémio Camões, terá lugar “Quem te viu, quem te vê”, um concerto de tributo a este ícone da música brasileira pelos artistas Thais Motta e Marcus Lima. Este espetáculo será de acesso gratuito (é necessário fazer o levantamento do ingresso no Centro Cultural).
A manhã do dia 23 de abril será dedicada a Zeca Afonso na Biblioteca Municipal de Lagos, através da oficina de música e expressão dramática “Zeca Afonso, sabes quem é?” pela Catrapum Catrapeia (10h00), a qual terá como base o livro “O Homem da Gaita”. Pelas 12h00, os participantes terão oportunidade de falar com o ilustrador do livro, Rui Pedro Lourenço.
No dia 25 de abril, as celebrações oficiais terão lugar na Praça Gil Eanes como habitualmente é feito. Pelas 9h30, decorre a “Cerimónia de Hastear da Bandeira”, seguindo-se a “Sessão Solene” conjunta da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lagos, havendo ainda lugar para a largada de pombos pelo Clube Columbófilo de Odiáxere e momentos musicais pela banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e Grupo Coral de Lagos.
Ainda nessa manhã (11h30), terá lugar a visita guiada “Lagos, os militares e as revoluções”, com o historiador Artur de Jesus, que levará os participantes numa viagem pelos locais e momentos alusivos ao Dia da Liberdade em Lagos (inscrições gratuitas em formulário online).