Educação

A “bicicleta vai à escola” já arrancou e vai ensinar crianças do concelho de Loulé

Ao abrigo do financiamento europeu ao projeto “Healthy Cities” da Urbact, a Câmara Municipal de Loulé iniciou, na passada semana, na Escola EB1/JI Professor Manuel Alves, em Loulé, a iniciativa “Bicicleta vai à Escola”.

Esta iniciativa destina-se a crianças que frequentem o pré-escolar e o 1º ciclo (dos 3 aos 10 anos) nos estabelecimentos de ensino do concelho e pretende dotá-las dos conhecimentos e capacidades que lhes permitam utilizar a bicicleta regularmente, de uma forma autónoma e segura, não só em termos técnicos, mas também ao nível dos sinais e regras de trânsito.

No final do ciclo de ensino – 4º ano de escolaridade – cada aluno receberá uma “Carta de Condução” que comprovará as competências destes ciclistas.

Além da componente associada à prática desportiva e exercício físico como forma de promover hábitos de vida saudáveis, a mobilidade ciclável constitui um dos vetores da política ambiental da Câmara Municipal de Loulé com o objetivo de reduzir a pegada ecológica. No entanto, como constatam os responsáveis municipais, é ainda alta a percentagem de crianças que não sabe andar de bicicleta. Apesar da aposta que a Autarquia de Loulé tem feito no uso da bicicleta como meio de transporte aliado à prática desportiva, a verdade é que é bastante elevada a percentagem da população, em particular de crianças e jovens, que não sabe andar de bicicleta (alguns estudos indicam que este número ronda os 70%), seja pela falta de tempo dos pais para ensinar os filhos, por falta de espaços para praticar ou até por questões de segurança rodoviária.

Tiago Guadalupe, coordenador do projeto “Healthy Cities”, destaca “o facto de “esta e outras ações que irão acontecer nas escolas permitirão promover uma integração segura dos jovens ciclistas no contexto da mobilidade em meio urbano”.

Recorde-se que, no âmbito da promoção da bicicleta, a Câmara Municipal de Loulé tem vindo a criar ciclovias, bem como uma rede de bicicletas públicas de uso partilhado e feito uma aposta numa requalificação urbana promotora da mobilidade sustentável, com adaptação do espaço público, implantação de novos espaços verdes e zonas de lazer.