Um novo programa intitulado “Os desafios da alimentação sustentável”, que contou com a colaboração da Universidade do Algarve, da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, foi lançado no dia 06 de fevereiro pela Antena 1. Trata-se de uma série de 10 episódios, com duração de 8 a 10 minutos, que serão transmitidos diariamente às 14h40, de 6 a 17 de fevereiro.
De Norte a Sul do país, e também nas ilhas, o novo programa da jornalista Eduarda Maio apresentará dez projetos de investigação sobre alimentação sustentável, centrando-se no trabalho dos cientistas na procura de soluções para melhorar a nossa alimentação e reduzir o desperdício de diferentes indústrias.
“Este programa é uma oportunidade de dar a conhecer ao público português os bastidores dos processos de investigação científica sobre alimentação sustentável em Portugal”, refere Ana Matias, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg. “As reportagens da Eduarda Maio trazem-nos temas tão diversos como a aquacultura sustentável, o uso de insetos na alimentação humana ou o aproveitamento de resíduos do leite na produção de fibras”.
Também estão envolvidos no projeto os investigadores Bruno Pinto, da Universidade de Lisboa, e António Granado, professor da Universidade Nova de Lisboa. Os três conceberam a ideia do programa e obtiveram financiamento para a sua produção, através de um concurso competitivo aberto pelo Science Communication Lab, de Munique, Alemanha.
Para além dos podcasts, o projeto tem uma componente de investigação, que passa por avaliar a sua eficácia junto de jovens universitários. Este trabalho de avaliação será efetuado nos próximos meses em duas universidades portuguesas.