A Infraquinta é líder nacional na eficiência de distribuição de água
Pelo sétimo ano consecutivo, a Infraquinta é líder nacional na eficiência de distribuição de água
A Infraquinta é a entidade gestora líder do indicador de água não faturada, pelo sétimo ano consecutivo com um rácio de 3,0%.
Este indicador, definido pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) pretende avaliar o nível de perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores.
Em novembro 2022, a Infraquinta havia sido já distinguida com quatro Selos de Qualidade:
Selo de Qualidade para Uso Eficiente da Água;
Selo de Qualidade para Consumo Humano;
Selo Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água;
Selo de Qualidade do Serviço de Saneamento de Água Residuais Urbanas (ao consumidor).
Estes resultados demonstram o trabalho realizado pela Infraquinta no âmbito da gestão eficiente do recurso água, só possível através da eficaz implementação do seu plano estratégico de responsabilidade ambiental, integrado na Estratégica Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do Município de Loulé, do qual este recurso é um dos eixos estratégicos.
As perdas de água constituem uma das principais fontes de ineficiência das entidades gestoras de abastecimento de água, e por este facto, a Infraquinta tem implementado ao longo dos anos, uma série de processos e procedimentos, que resultaram na liderança deste indicador.