Atualidade

Reabilitação do solar da música nova vencedor do prémio regional de arquitetura – Algarve 2022

Duas intervenções levadas a cabo na cidade de Loulé e promovidas pela Autarquia louletana foram distinguidas, na passada sexta-feira, pela seção regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos. A reabilitação do Solar da Música Nova foi a grande vencedora da 2ª edição do Prémio Regional de Arquitetura – Algarve 2022, na categoria “Reabilitação”, enquanto que os trabalhos no antigo edifício do Atlético Sporting Clube receberam uma Menção Honrosa na mesma categoria.

Da autoria do Arquiteto Victor Mestre, da empresa vmsa arquitetos, a intervenção levada a cabo no Solar da Música Nova – antigo Solar da família Barros e Aragões – teve por objetivo principal reinstalar o uso educativo e cultural no edifício de dois pisos, datado do séc. XVIII, entretanto adquirido pelo Município. O imóvel, durante anos ocupado pela banda filarmónica “Música Nova”, encontrava-se num avançado estado de degradação e foi alvo de uma remodelação profunda.

Este espaço comporta agora três áreas distintas: Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e a sede da Banda Filarmónica Artistas de Minerva e um Auditório Municipal. Para além da salvaguarda do edifício e reforço dos laços identitários com a cidade e memória cultural, o objetivo inerente a esta recuperação foi o de melhorar e reforçar as infraestruturas de apoio ao ensino de música.

Os trabalhos tiveram um custo de 2,5 milhões de euros.

Quanto ao Atlético, a nova casa da Casa da Cultura de Loulé, com um investimento de 360 mil euros, a obra levada a cabo neste imóvel localizado na Rua 5 de Outubro (Rua das Lojas) constituiu mais uma ação de reabilitação e de recuperação do património do concelho de Loulé.

Bruno Oliveira, Marlene dos Santos e João Soares, da empresa ODS, assinaram o projeto que teve em vista a adaptar o segundo piso do edifício a um espaço polivalente direcionado para atividades de índole cultural, mantendo as características e o máximo aproveitamento dos elementos existentes, dotando-o de boas condições de utilização a nível estrutural, de salubridade e de conforto. Através de uma abordagem contemporânea, conciliando valores patrimoniais e simbólicos, pretendeu-se dar resposta aos novos requisitos funcionais de um espaço ligado à cultura.

O Prémio Regional de Arquitetura – Algarve é uma iniciativa instituída pela seção regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos que tem por objetivo promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve.

Reconhecendo a importância de distinguir os profissionais com maior mérito na construção do meio urbano e na paisagem, este galardão destinou-se a premiar os arquitetos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidenciaram pela sua qualidade arquitetónica e construtiva.

Além da “Reabilitação”, foram também entregues prémios nas categorias de “Habitação unifamiliar ou bifamiliar”, “Habitação coletiva”, “Esquipamentos, serviços e indústria” e “Arquitetura e paisagem”.