“Força da tradição” canta as janeiras nos Paços do Concelho de Albufeira

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu a presença do grupo de cantares de Paderne “Força da Tradição” no edifício da Câmara, como já é tradição de há uns anos a esta parte. José Carlos Rolo mostrou-se muito satisfeito pelo Grupo, que já conta com quase 40 anos de atividade, “continuar a ser um embaixador das nossas tradições”, através da recuperação dos cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia de Reis, os grupos de amigos e vizinhos levavam de porta em porta para celebrar o nascimento do menino Jesus e formular votos de próspero Ano Novo.

“É fundamental valorizar o trabalho destes grupos, que com o seu empenho e dedicação contribuem para a preservação da memória e da identidade do nosso povo”, sublinhou, aproveitando o momento para oferecer uma fotografia de uma anterior atuação do Grupo nos Paços do Concelho, para que mais tarde possam recordar.

O professor António, em nome do Grupo “Força da Tradição”, agradeceu sensibilizado, tendo referido estar muito grato à colaboração do Município. “Estes últimos dois anos foram muito difíceis para o grupo, não nos podíamos juntar e nem fazer atuações, o que teve repercussões ao nível do isolamento e do nosso bem-estar. Este ano, felizmente foi possível retomar a nossa atividade e, graças ao Município, já temos atuações marcadas até ao final de janeiro”.

O Grupo “Força da Tradição foi fundado em 1984 por um grupo de populares residentes na freguesia de Paderne, no concelho de Albufeira. Por esta altura do ano, as famílias abriam as suas portas para ouvir os cânticos alusivos ao Natal e ao Ano Novo e, em troca, ofereciam diversos bens alimentares aos populares que, em grupo, cantavam as Janeiras. Todos os anos, no mês de janeiro, o grupo “Força da Tradição” volta a reunir-se e vai de porta em porta, pela aldeia de Paderne. Mais recentemente, começou a atuar em vários locais do concelho de Albufeira e um pouco por todo o país.