Turismo

Governo concretiza medidas de apoio ao turismo e ao comércio

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, anunciou hoje, na Covilhã, duas medidas, destinadas aos sectores do turismo e do comércio.

A Linha de Apoio Consolidar +Turismo, que permite às micro e pequenas empresas gerir de forma mais saudável a dívida que contraíram durante o período pandémico da COVID-19, destina-se às empresas que registaram um crescimento da rubrica de financiamentos obtidos, entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, superior a 15% e que, à data de 31 de dezembro de 2022, registem um EBITDA e uma situação líquida positiva.

O Turismo de Portugal financiará até 75% do serviço de dívida de 2023, no valor máximo de 40 mil euros por empresa, numa dotação total de 30 milhões de euros.

Já o Programa Transformar Comércio, publicado em Diário da República, destina-se a apoiar a fundo perdido, as micro e pequenas empresas do comércio a retalho, localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela mais atingidos pelos incêndios. A medida conta com uma dotação total de 2 milhões de euros e uma taxa de financiamento de 80%, no valor máximo de 7.500€ por empresa. Cumprindo, assim, o compromisso anteriormente assumido.

Na cerimónia de apresentação pública destas duas medidas, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, afirmou que “A medida Consolidar +Turismo, reivindicada pelo setor e agora materializada, é uma ferramenta para auxiliar a gestão saudável da dívida das empresas do setor do turismo, após um muito difícil período pandémico. Assim, num ano de 2023 onde a tónica é a recuperação do setor, as empresas ganham uma possibilidade mais alargada para gerir a dívida que vencia neste ano, dando mais fôlego e energia às empresas”.