Apresentação do livro “Por este mar adentro”, de Maria da Graça Ventura, na Biblioteca de Faro

Na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai ter lugar, no próximo dia 10 de janeiro, pelas 18h00, a apresentação do livro Por este mar adentro – Êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes algarvios na América Hispânica, da autoria da investigadora Maria da Graça Ventura, obra vencedora do prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, História da Presença de Portugal no Mundo. A apresentação da obra estará a cargo do historiador de arte, Daniel Santana.

Segundo a autora, em entrevista ao Jornal do Algarve: “É um livro sobre os êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes do Algarve na América Hispânica. A ideia inicial foi reunir textos já publicados em revistas e obras coletivas. No decurso da escrita considerei pertinente reformular e atualizar os textos e acrescentar outros que permitissem destacar a importância do Algarve no contexto da expansão ibérica. De facto, o Algarve, pela sua cumplicidade natural com a vizinha Andaluzia, pela situação geográfica estratégica face à Carreira das Índias, e ainda pela apetência dos seus marinheiros e mareantes, integrou-se no complexo económico mediterrânico-atlântico polarizado por Sevilha, contribuindo com tripulantes e mestres de navios, pilotos e mercadores para o descobrimento e colonização da América”.

Maria da Graça A. Mateus Ventura, é doutorada em Letras pela Universidade de Lisboa (UL),  investigadora integrada no Centro de História da mesma universidade, investigadora associada no CHAM — Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, membro da Asociación Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino-Americanistas Europeus. É cofundadora (1995) e presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA). Foi promotora da rede portuguesa para a Cátedra de História da Ibero-América (OEI), professora visitante na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UALG) e coordenadora executiva da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos (UALG e UL).