Cultura

“Future Past”: Maria Renée Morales Iam traz arte ao convento do espírito santo em Loulé

Inaugura este sábado, 17 de dezembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, a exposição “Future Past”, de Maria Renée Morales Lam, com curadoria de João Moniz.

“¿Se torna más mía la calle en cuanto más la observo y más la recorro?”. O trabalho de Maria Renée Morales Lam apresenta um percurso físico-material e imaginário pela cidade, mostrando evidência de uma relação íntima entre o passado e a matéria, onde a função do artefacto se dilui no ato da contemplação.

Componentes arquitetónicos são compilados como amostras de uma memória pública subjacente a um imaginário coletivo que, sem nos apercebermos, distorcemos à força.

O trabalho mais antigo convida a refletir na maneira com que a história está a ser preservada – aquilo que escolhemos proteger ou esquecer, e como isto influencia na construção e na transformação acelerada da cidade contemporânea.

No trabalho mais recente, tenta exaltar a presença e a corporalidade de ornamentos citadinos esquecidos no quotidiano.

“Como um esforço incessante de pertencer a algum sítio, traço um mapa invisível do meu percurso diário, reformulando estes símbolos que representam momentos, objetos, sítios e situações, na tentativa de reconciliar a minha própria história num território que até há pouco era desconhecido. Mais do que uma realidade imposta, olho para a urbe como um convite a imaginar um futuro heterotópico, que nos propõe confiar na matéria para encontrar sítios ainda não habitados pela memória“, diz a artista.

“El lugar es un punto de encuentro poroso, abierto, híbrido.” (Massey, 1999: p.152)

Esta exposição decorre até 28 janeiro e tem o seguinte horário: de terça-feira a sábado, das10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.