Desporto

Rui Rodrigues homenageado pela autarquia de Albufeira e promete lutar para participar nos paralímpicos de 2028

Portugal sagrou-se campeão Mundial e da Europa de andebol em cadeira de rodas, no passado dia 20 de novembro, em Leiria, num jogo frente aos Países Baixos. Rui Rodrigues, atleta natural de Albufeira, integrante do plantel da seleção portuguesa na competição e a treinar na Casa do Povo de Messines, foi, por isso, homenageado na passada sexta-feira, 16 de dezembro, pela autarquia numa cerimónia simbólica, fortemente aplaudida por amigos, colegas e familiares.

O presidente da Câmara abriu a cerimónia congratulando Rui Rodrigues e a seleção pela conquista, sublinhando o facto de esta ser a segunda vez que o atleta foi homenageado pela autarquia “o que demonstra, efetivamente, a qualidade desportiva da equipa e do Rui”. A primeira vez foi em 2018

O edil destacou, igualmente, o título de “Cidade Inclusiva” atribuído ao concelho, e referiu haver ainda a necessidades de mudanças. “Há muita coisa que falta, mas neste momento, já existem projetos que impulsionam estas mudanças. Albufeira é, sem dúvida, um concelho preocupado com a inclusão e a participação de todos nas diversas atividades do quotidiano, neste sentido, já existem passeios com rampa facilitadora de mobilidade para pessoas em cadeira de rodas e o Museu Municipal já está tecnologicamente preparado para receber cegos e surdos”.

José Carlos Rolo adiantou ainda que “o Município passa a apoiar esta modalidade desportiva, visto que já existem dois atletas albufeirenses a treinar na Casa do Povo de Messines”.

Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, agradeceu ao atleta por levar o bom nome do concelho além-fronteiras e reiterou o “apoio inequívoco da autarquia”. O autarca referiu ainda já ter feito a proposta à organização do Campeonato Mundial de andebol em cadeira de rodas para que no futuro o mesmo se realize em Albufeira, “sendo o Rui a nossa grande estrela”.

Rui Rodrigues, no seu discurso, revelou que “mesmo depois de ter ficado paraplégico, em 2001, continuei a lutar pela minha carreira desportiva”. O campeão mundial agradeceu à Casa do Povo de Messines, à AMAL, ao Município de Albufeira e aos amigos e à família, pelo apoio na realização deste objetivo. Anunciou ainda que o próximo passo da sua carreira são os Jogos Paralímpicos. “O andebol em cadeira de rodas, não está contemplado nas modalidades desportivas da maior competição do mundo para atletas portadores de deficiência, mas nós estamos a tentar que isso seja alterado. Se assim for, o objetivo será participar nos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles”.