Município de Silves dá continuidade ao projeto de alojamento local para aves

O protocolo de colaboração entre o Município de Silves e a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, foi renovado, no mês de novembro, com o objetivo de dar continuidade ao projeto Alojamento Local para Aves no concelho de Silves.

Ao abrigo deste acordo, foram instaladas, no concelho de Silves, três dezenas de caixas-ninho para diferentes grupos de aves urbanas, fomentando  assim o interesse e o contacto mais direto da comunidade em relação às aves.

Com uma taxa de ocupação a aproximar-se dos 50%, destaca-se a presença de aves em pelo menos uma caixa-ninho instalada nas Escolas Básicas do 2º e 3º Ciclos do concelho, o que do ponto de vista pedagógico e de sensibilização da comunidade para conservação da biodiversidade, apresenta um valor acrescentado.

O destaque atual do tema da redução da biodiversidade por ação antropogénica, tem evidenciado o papel das aves no controlo natural de pragas biológicas como a lagarta do pinheiro e roedores, reduzindo a necessidade do uso de substâncias químicas poluentes.

Acresce referir que, face aos resultados promissores, a autarquia aguarda com expectativa a próxima época de reprodução, convidando os munícipes a contemplar os espaços arborizados do território e a acompanhar a evolução do projeto.