Festa do Zé Povinho no Ameixial

No âmbito da sua atividade e dinâmica com a comunidade local, o Grupo Desportivo Ameixialense promove no próximo dia 17 de dezembro a Festa do Zé Povinho. Trata-se de um evento de cariz popular, com entradas gratuitas, que pretende dar a conhecer os costumes, o artesanato, os produtos e a gastronomia do interior algarvio, através dos petiscos tipicamente serranos disponíveis para jantar no espaço.

Assente nas raízes serranas, o evento contempla ainda vasto programa cultural com especial destaque para os produtos da região. Para as 15h00 está agendado o workshop de «Criação de Velas a partir de Cera de Abelha». As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas no link https://forms.gle/qY9qBSuPP1fYaN5h7

O programa prossegue pelas 16h30 com uma caminhada guiada, num circuito à volta da aldeia do Ameixial, onde para além do contacto com a natureza vai ser possível degustar alguns produtos da região durante a caminhada, bem como conhecer e fotografar alguns dos locais emblemáticos da aldeia. A caminhada é gratuita mas carece de inscrição no link https://forms.gle/emJDNTjif7Apb5Xw7

Também a etnografia marca presença nesta festa do interior com a atuação do Rancho Folclórico «As Mondadeiras das Barrosas» pelas 20h00. 

O património cultural do interior sobre ao palco da Festa do Zé Povinho pelas 21h00 com o espetáculo do «Zé do Burrinho e Xico Ovelha», uma animação teatral, cómica e musical em torno do património cultural e imaterial algarvio. Os contos, as lendas, os trava-línguas, as lengalengas e as cantigas, o património oral do concelho de Loulé trazido de novo ao convívio das comunidades, contrariando o seu desuso numa promoção da riqueza cultural que deste manancial de experiências e sabedoria local advém.

A animação musical fica a cargo de Valter Cabrita para o baile que convida todos os visitantes para um pé de dança.

A Festa do Zé Povinho é uma organização do Grupo Desportivo Ameixialense e conta com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Ameixial.

As entradas são gratuitas.