Oficinas experienciais: artes e sabores na Dieta Mediterrânica

No âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Sustentabilidade e da candidatura “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável”, a autarquia, em colaboração com algumas associações, promove um conjunto de oficinas experienciais que têm como base os costumes e as tradições da Dieta Mediterrânica.

No domínio do artesanato, as ações são orientadas pela Associação de Artes e Sabores de Tavira (ASTA) e Associação Contato Tavira – Projeto Lado a Lado. As oficinas terão lugar, pelas 14h00, durante as mostras de artesanato da ASTA, nos dias 01, 08, 17, 20 e 23 de dezembro e no dia 08 de janeiro, no Jardim das Palmeiras.

Também o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (Pavilhão Medieval) acolhe, a partir das 14h00, diversas ações de acordo com a seguinte calendarização:

Dias 03, 07 e 27.12: Empreita de palma

ACT – Projeto Lado a Lado

Dias 10, 20 e 27.12: Taleigos

ACT – Projeto Lado a Lado

Dia 15.12: Empreitada de cana com Isabel Noy
Associação ASTA

Dia 22.12

Taleigos com Maria José Torres
Associação ASTA

Dia 29.12

Empreita de esparto com Bruno Constâncio

Associação ASTA

Os visitantes do Palácio da Galeria poderão, também, observar as ações.

Nos dias 10 e 17 de dezembro, a partir das 12h00, no Mercado Municipal, após a realização das demonstrações culinárias natalícias, o Rancho Folclórico de Santo Estêvão fará uma breve atuação e estará disponível para ensinar alguns passos de folclore.

No dia 16, pelas 10h00, decorre, no Centro de Experimentação Agrícola de Tavira, em colaboração com a Associação Agrolares Lda., uma prova de vinho e uma visita orientada à coleção de fruteiras (vinhas) que possibilitará a descoberta de diferentes sabores e cascas dos vinhos algarvios.

A inscrição, nesta iniciativa, é obrigatória (número limitado de participantes) e deverá ser efetuada, através do link: https://forms.gle/iAhjWWiZrmDM5tYr8