Lagos recebe sessão comemorativa do 10.º aniversário dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar

A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com apoio da Câmara Municipal de Lagos, promovem nos dias 23 e 24 de novembro o VII Encontro Nacional do Projeto “Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE)”, o qual incluirá a sessão protocolar comemorativa dos dez anos da sua criação, que se realiza no dia 23 de novembro, pelas 10h30, estando prevista a presença de diversas entidades, representativas do Ministério de Educação, autarquia e desporto. 

O VII Encontro Nacional dos CFDDE decorre anualmente com o objetivo de refletir e alinhar as estratégias de desenvolvimento deste projeto, bem como de fomentar o trabalho e a formação dos professores envolvidos nos CFDDE. As sessões de trabalho plenárias, temáticas e técnicas envolvem os 78 Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar, nomeadamente: 64 de desportos náuticos (Vela, Remo, Canoagem e Surf) e 14 não náuticos (Atletismo, Golfe e Natação).

Um dos momentos altos da sessão protocolar será a assinatura dos protocolos que integram os cinco novos agrupamentos de escolas, que passam a integrar o projeto dos CFDDE, após um processo de candidatura ocorrido em julho de 2022. Está ainda previsto uma visita às atividades que estarão em curso nos centros de formação desportiva do Desporto Escolar existentes no concelho de Lagos.

Os Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar assumem uma grande importância estratégica, quer no âmbito da promoção ao desenvolvimento desportivo local e regional, quer nos contributos para a inclusão e promotores da igualdade de oportunidades, quer ao nível do desenvolvimento de práticas promotoras da proteção ambiental e da sustentabilidade.