EMARP promove o projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos no Mercado Municipal de Portimão

Durante o mês de outubro, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, no âmbito das ações de sensibilização do projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos, vai marcar presença no Mercado Municipal de Portimão.

Às terças e sextas, das 8h00 às 12h00, os clientes do mercado têm a oportunidade de conhecer o projeto municipal, nomeadamente, saber se estão inseridos na área-piloto da recolha seletiva, e em caso afirmativo, levantar, de imediato, o balde de 7 l disponível para integrarem nas suas habitações. Para este efeito deverão facultar o seu NIF ou número de cliente da EMARP.

Através destas ações a empresa pretende chegar a um maior número de clientes, disponibilizando um contacto de proximidade que permite esclarecer dúvidas e sensibilizar para a importância de evitar o desperdício através da valorização dos restos de comida que produzimos diariamente e ocupam cerca de 40% do balde de lixo indiferenciado.

Separar os resíduos orgânicos, um recurso tão valioso, vai permitir transformar restos de comida em fertilizante 100 % natural. De março a setembro a recolha do novo fluxo, já permitiu desviar do aterro e devolver aos solos 350 toneladas de matérias orgânica.