Economia

Assinado acordo de colaboração entre o município de Vila do Bispo e o (IHRU)

Foi assinado hoje, 27 de setembro, o acordo de colaboração entre o município de Vila do Bispo e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa dar resposta habitacional a 229 pessoas (102 agregados familiares) sem condições financeiras para suportar o custo de acesso a uma habitação adequada.

Trata-se do primeiro protocolo que concretiza a Estratégia Local de Habitação de Vila do Bispo (ELH de Vila do Bispo), prevê a construção de 100 fogos e a reabilitação de outros dois, num investimento global previsto de 17.618.013,00 euros a executar em seis anos. Deste montante, o IHRU financia 4.519.948,00 euros de forma não reembolsável e 7.007.601,00 euros a título de empréstimo bonificado. O valor restante de 6.090.464,00 euros compete à Câmara Municipal.

O acordo firmado pela presidente da Câmara de Vila do Bispo, Rute Silva, e pela presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias, foi homologado pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

De referir que o município de Vila do Bispo aprovou no corrente ano e, posteriormente, remeteu ao IHRU também para aprovação a sua Estratégia Local de Habitação, na qual estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes no concelho e definidas as soluções habitacionais onde serão enquadrados os pedidos de apoio ao abrigo do 1.º Direito. Assim, de acordo com este documento, está prevista a construção de 46 fogos na freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, 25 na freguesia de Budens e 29 na freguesia de Sagres, todos em terrenos de propriedade municipal. A ELH de Vila do Bispo abrange também a reabilitação de dois edifícios na sede do concelho.

Para a autarca Rute Silva “a resolução dos problemas de habitação é prioritária e este acordo com o IHRU é um bom presságio para iniciar, com rapidez e eficácia, a construção de novos lares e a reabilitação do parque habitacional existente para assegurar o bem-estar das famílias”.