“Torre da horta dos cães” será atração das jornadas europeias do património, em Faro 

A Câmara Municipal de Faro (CMF) associa-se, no próximo dia 24 de setembro, às Jornadas Europeias do Património, promovendo diversas atividades que permitirão um maior conhecimento sobre o edifício da Torre da Horta dos Cães, conhecido como Celeiro de São Francisco.

O historiador de arte Daniel Santana e a conservadora-restauradora Susana Paté (ambos técnicos do Museu Municipal de Faro), proporcionarão aos visitantes um conjunto de esclarecimentos sobre questões históricas e artísticas desta enigmática construção, bem como sobre o tratamento dado às figuras e ao revestimento da Torre, durante uma uma visita orientada, que terá lugar pelas 17h00. O percurso será, ainda, enriquecido pelas intervenções teatrais e musicais do Grupo DoisMaisUm e do Grupo Coral Ossónoba.

O programa destas comemorações terminará pelas 22h00, transformando-se a Torre no cenário de um concerto de fado, com Luís Manhita (voz), Jorge Franco (guitarra portuguesa) e Manuel da Avó (viola). 

A Torre da Horta dos Cães, edifício notável da arquitetura barroca urbana, é atribuído ao famoso arquiteto Diogo Tavares e Ataíde (1711-1765). Pertenceu a uma das famílias nobres da cidade, os Mascarenhas de Figueiredo e foi recentemente restaurado pela equipa de conservação do Museu, depois de adquirido pela autarquia.

Com estas atividades, a CMF associa-se, mais uma vez, às Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro, tendo como tema a “Sustentabilidade”. Esta iniciativa comemora-se desde 1985, sendo organizada pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, com o objetivo de refletir sobre a salvaguarda do património e a proximidade das comunidades aos seus testemunhos culturais. O Município de Faro, através do Museu Municipal, tem vindo a celebrar esta efeméride, em anos anteriores, junto de edifícios emblemáticos da cidade, como a ermida de São Sebastião, o palácio Guerreiro, o colégio do Alto ou o palácio de Estoi. Para esclarecimentos e inscrições, os interessados devem entrar em contacto com o Museu Municipal de Faro, pelo telefone 289870829, ou pelo email museu.municipal@cm-faro.pt.