Ambiente

EMARP recolheu 1600 Kg de Resíduos Orgânicos durante o Festival da Sardinha

Durante os cinco dias do Festival da Sardinha, que se realizou de 3 a 7 de agosto, a EMARP – Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão recolheu 1600 kg de restos de comida, que vão ser transformados em fertilizante natural e, posteriormente, devolvidos aos solos, enriquecendo os mesmos, no âmbito do projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Orgânicos e enquanto entidade parceira do Município de Portimão na instalação de um evento sustentável.

Ao longo da iniciativa, para além da separação da matéria orgânica, a empresa assegurou a correta gestão dos resíduos recicláveis e recolheu 610 kg de papel/cartão, 770 kg de embalagens e 100 kg de vidro. Os materiais recolhidos tiveram como destino a ALGAR, empresa responsável pela triagem e tratamento dos materiais destinados à reciclagem.

A 26ª edição do Festival da Sardinha, que registou máximos de afluência, com 110 mil entradas, distinguiu-se também pelo compromisso assumido em tornar esta iniciativa mais sustentável, na sequência da parceria estabelecida entre o Município de Portimão e a EMARP.

A estratégia passou pela escolha de materiais ecológicos e pela colocação de ecopontos ao longo do recinto, com sinalética de sensibilização, bem como pela promoção de iniciativas de caráter ambiental e ações de formação direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários, que colaboraram na recolha dos tabuleiros das mesas e na separação dos resíduos.

É numa perspetiva de melhoramento da qualidade de vida das gerações presentes e futuras que devemos aumentar o ciclo de vida dos bens/produtos, através da sua valorização, e garantir a correta gestão dos resíduos produzidos, para que os mesmos sejam utilizados como recursos e não tenham por destino os aterros.