Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão obtém selo “Escola SaudávelMente”

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão foi distinguida na 3ª Edição da atribuição do selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão, sendo este válido para os próximos 2 anos letivos: 2022-2024.

Esta iniciativa, da responsabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), pretende incentivar e divulgar políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas. A cerimónia da entrega do selo decorreu no dia 27 de julho, no Parque das Nações, e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, e do Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues.

A obtenção do selo “Escola Saudávelmente” é o corolário do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos por todos os intervenientes pedagógicos com a finalidade de proporcionar aos alunos as melhores práticas e ambientes educativos. Na ótica da EHTPTM, todos os processos de aprendizagem deverão conciliar as áreas do conhecimento e as soft skills e a construção de competências para garantir o sucesso do percurso escolar dos alunos – e futuros profissionais do setor económico da hotelaria e restauração -, dotando-os de ferramentas para concretizar o “saber ser, saber estar e saber fazer”. Se, no seu crescimento, forem valorizadas as competências pessoais dos alunos, mais facilmente se atingirá o objetivo derradeiro, que é lema da EHTPTM: “Formar excelentes pessoas que sejam excelentes profissionais”. Assim, os educadores têm o vital papel de percecionar quais os interesses pessoais/individuais dos alunos, conduzindo-os a explorar os mesmos e proporcionar o maior número possível de oportunidades para adquirir conhecimentos transversais aos conteúdos programáticos, num ambiente de bem-estar, propício à aprendizagem.