Cultura

PARTE Summit’22 liga Coimbra e Loulé através da Arte Contemporânea

A PARTE Summit liga duas regiões do País e as cidades de Coimbra e Loulé através da Arte Contemporânea. Respetivamente, nos sábados, dias 30 de julho e 6 de agosto, estas cidades acolhem as duas sessões do seminário internacional de arte que é organizado no âmbito da edição inaugural do programa PARTE Portugal Art Encounters.

A PARTE Summit propõe um novo formato de reflexão e partilha de conhecimento, que toma como ponto de partida 12 questões previamente formuladas por algumas das pensadoras e pensadores mais influentes no meio artístico, reunidos em Portugal a convite do programa PARTE. 

O encontro, com programação de Joana Mayer, apresenta um programa de palestras, conversas e performances que enquadram e desenvolvem as questões com a colaboração de um painel multidisciplinar de artistas, autores e outros pensadores, também convidados pela organização. É impulsionado pela arte contemporânea, mas convoca múltiplas esferas da cultura e do saber, e pretende envolver todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades. 

A MUDANÇA É POSSÍVEL? É a questão que abre o programa da PARTE Summit’22 em Coimbra, no sábado dia 31 de julho. Formulada por Zoé Whitley, Diretora da Chisenhale Gallery, em Londres, a questão será enquadrada pelo trabalho e visionamento de um filme da artista Mónica de Miranda. Nesta sessão, será também possível acompanhar as reflexões e conversas impulsionadas pelas questões de Vincenzo de Bellis, Curador e Diretor Associado de programas em Artes Visuais no Walker Art Center, Minneapolis; Kasia Redzsiz, Diretora Artística no Kanal – Centre Pompidou, em Bruxelas; Daniel Baumann, Diretor da Kunsthalle Zürich; Hendrik Folkerts, Curador de Arte Contemporânea Internacional no Moderna Museet, em Estocolmo; e Bruna Roccasalva, Diretora Artística da Fondazione Furla, em Milão. 

O programa conta com performances e projetos das artistas Fernanda Fragateiro e Filipa Bossuet, do artista Gabriel Abrantes e de Rita Natálio, artista e pesquisador. Reúne ainda as participações de Filipa Oliveira, Curadora e Programadora de Artes Visuais da Câmara Municipal de Almada e Cocuradora do Anozero’21-22 Bienal de Arte de Coimbra; Luís Silva, Diretor da Kunsthalle Lissabon e Cocurador da Representação Oficial Portuguesa na 59.ª Bienal de Veneza; David Cabecinha, Codiretor Artístico do Alkantara, com sede em Lisboa; Ana Cristina Cachola, Curadora independente, Professora Universitária e Fundadora do programa curatorial feminista Quéréla.

O Convento São Francisco em Coimbra, acolhe no mesmo dia o lançamento do PARTE Book, a primeira publicação-guia para o Turismo de Arte em Portugal. O livro convida à (re)descoberta do País através dos museus, galerias, espaços independentes e eventos com programação de Arte Contemporânea, e publica um conjunto de reflexões autorais e inéditas sobre a produção artística atual. Pelas 21h30, a Câmara Municipal de Coimbra convida para o concerto de O GAJO, o projeto do músico João Morais que abraça a Viola Campaniça para criar ligações entre a sua música, a sua terra e colaborações, sempre surpreendentes, com outros instrumentos e intérpretes. O espetáculo será de entrada livre.

A PARTE Summit’22 chega a Loulé no dia 6 de agosto e, em plena época balnear, desafia veraneantes, visitantes e locais, para um sábado refrescante e refrescado por novas reflexões e ideias no Cineteatro Louletano. A ÁGUA, TAMBÉM É UM MUSEU? Andrea Lissoni, Diretor Artístico Haus der Kunst, em Munique, encerra a sessão com uma questão-ignição para reflexões ecológicas e sociais, que serão acompanhadas pelo cineasta e artista Jorge Jácome. Solidariedade, colaboração e produção artística na criação de histórias e comunidades, serão alguns dos temas centrais dos questionamentos propostos por Abaseh Mirvali, Curadora independente e anterior Diretora e Curadora-chefe MCASB Museum of Contemporary Art Santa Barbara; Clara Kim, Curadora-chefe do MOCA Museum of Contemporary Arts, em Los Angeles; Neringa Bumblienė, Curadora no CAC Contemporary Art Centre, em Vilnius, e Curadora do Pavilhão da Lituânia 59ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia; Philippe Alain-Michaud, Curador no Musée National d’Art Moderne, Centre Pompidou, em Paris; e Sofía Hernández Chong Cuy, Diretora do Kunstituut Melly, em Roterdão.

Ao programa da PARTE Summit’22 em Loulé, juntam-se as apresentações especiais do artista Pedro Barateiro; e das artistas Emily Wardill e Inês Netos dos Santos; do Sociólogo digital, artista visual e ativista gráfico, Rodrigo Saturnino; da Arquiteta, Curadora independente e Cofundadora do coletivo The Decorators, Mariana Pestana; e de Jesse James, Cofundador e Diretor Artístico do Walk&Talk – Festival de Arte dos Açores.

Os bilhetes para a PARTE Summit’22 podem ser adquiridos na página do PARTE Portugal Art Encounters (em: https://portugalartencounters.com/summit/parte-summit-22), e nas bilheteiras físicas ou online do Convento São Francisco e Cineteatro Louletano. As sessões serão, na sua maioria, apresentadas em língua inglesa sem tradução simultânea. Alguns conteúdos das apresentações terão informações e legendas em português e inglês.