Bandeiras azuis hasteadas em todas as praias do concelho de Silves

A cerimónia do Hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível nas praias do concelho de silves, teve lugar na manhã do dia 28 de junho, contando com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma e membros do executivo, o Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, o Presidente da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, Roberto Cabrita, estando ainda presentes Élia Cabrita, em representação da Agência Portuguesa do Ambiente, Dra. Filomena Maurício em representação da Delegação de Saúde, entre outras entidades, nomeadamente concessionários.

Para além da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível, hasteadas na Praia dos Pescadores – zona nascente, na Praia de Armação de Pêra junto ao jardim do Mini-Golf e à Fortaleza e na Praia Grande Poente, em Pêra, todas as praias do concelho de Silves foram ainda distinguidas pela qualidade da água balnear, recebendo o Galardão “PRAIA QUALIDADE DE OURO 2022”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

O Programa da Bandeira Azul da Europa é uma iniciativa da Federação Europeia de Educação Ambiental (FEE), que pretende elevar a consciencialização dos cidadãos e dos decisores para a proteção do ambiente marinho e incentivar a realização de ações que levem à resolução dos problemas aí existentes. O galardão é atribuído a praias que cumpram uma trintena de critérios de excelência, após um processo de candidatura junto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Estes galardões vêm, assim, contribuir para o reforço do reconhecimento de Armação de Pêra enquanto importante destino turístico do Algarve – caracterizado quer pelo seu areal de areia dourada com 3 km de extensão, quer pelo mar de águas límpidas – e da importância da Praia Grande, em Pêra, cuja extensa zona dunar mantém as suas características naturais intactas.