O Projeto “Museu para Todos”, desenvolvido no Museu do Traje de São Brás de Alportel, ao abrigo da linha “Turismo Acessível, do Programa “Valorizar” do Turismo de Portugal.
A cerimónia de inauguração terá lugar no próximo dia 18 de maio, pelas 15h00, no Museu do Traje e será presidida pela Srª Secretária de Estado da Inclusão, Dr.ª Ana Sofia Antunes.
Este projeto resulta do empenho da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel na missão da inclusão a todos os níveis.
O projeto permitiu a criação de um jardim sensorial com circulação de água, um mini laboratório acessível ligado à atividade corticeira, uma parede tátil na sala da cortiça, folhetos em braille, réplicas em miniatura das charretes em exposição no jardim do museu para e uma aplicação áudio e vídeo para telemóveis que fará uma visita guiada em quatro idiomas são algumas das novidades que estarão disponíveis às mais de 40 mil pessoas que anualmente visitam e usufruem deste Museu que é um verdadeiro ex-líbris cultural de São Brás de Alportel e do Algarve.
Um projeto diferenciador que visa enriquecer a área turística e patrimonial do concelho de São Brás de Alportel.
Para a eliminação de barreiras arquitetónicas, a criação de espaços de experimentação, a correção de pavimentos e a disponibilização de informação acessível, o projeto orçado em 150.000,00€ conta com um financiamento do Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível.