Loulé recebe financiamento europeu para ensinar as crianças a andar de bicicleta

No âmbito do projeto europeu “Healthy Cities”, o Município de Loulé conseguiu financiamento para desenvolver o projeto “Bicicleta na Escola” cujo objetivo é permitir que as crianças que frequentem o pré-escolar e o 1º ciclo nos estabelecimentos de ensino do concelho aprendam a andar de bicicleta.

Apesar da aposta que a Autarquia de Loulé tem feito no uso da bicicleta como meio de transporte aliado à prática desportiva, a verdade é que é bastante elevada a percentagem da população, em particular de crianças e jovens, que não sabe andar de bicicleta (alguns estudos indicam que este número ronda os 70%), seja pela falta de tempo dos pais para ensinar os filhos, por falta de espaços para praticar ou até por questões de segurança rodoviária.

Assim, o objetivo é dotar as crianças com idades compreendidas entre os 3 e s 10 anos dos conhecimentos e capacidades que lhes permitam utilizar a bicicleta regularmente, de uma forma autónoma e segura, não só em termos técnicos, mas também ao nível dos sinais e regras de trânsito. No final do ciclo de ensino – 4º ano de escolaridade – cada aluno receberá uma “Carta de Condução” que comprovará as competências destes ciclistas.

Esta iniciativa permitirá promover uma integração destes jovens ciclistas com a natureza “urbana”, reduzindo a pegada de carbono e incentivando à adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis.

As ações nas escolas do concelho terão início no mês de setembro, no arranque do ano letivo 2022-23.

É de realçar o facto de que a própria Comissão Europeia irá monitorizar as iniciativas de forma a serem replicadas noutros países.