Cultura

Tapetes floridos regressam às ruas de São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa na Ancestral Procissão da Aleluia

A Festa das Tochas Floridas, festa rainha da comunidade são-brasense, regressa no próximo Domingo de Páscoa, a 17 de abril, com os seus tradicionais e originais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a singular Procissão de Aleluia. À tarde, o Adro da Igreja complementa a Festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense.

A Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel.

Depois de uma longa maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio  lançado a toda a população, na madrugada de domingo, pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos, o programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar as ruas. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato.

Esta é também a hora em que na Igreja Matriz se inicia a eucaristia da Ressurreição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.