Deco “Como podemos evitar o desperdício alimentar logo na ida às compras?”
O desperdício alimentar é uma preocupação crescente a nível mundial. Cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano, a nível mundial, são perdidos ou desperdiçados, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
Na União Europeia, as estimativas demonstram que 89 milhões de toneladas de alimentos, são desperdiçados todos os anos, representando 179 kg per capita.
As perdas relacionadas com o desperdício alimentar representam um forte impacto ambiental, económico e social, pelo que é essencial identificar as causas e desenvolver mecanismos para atenuar este problema.
Respondendo a esta necessidade a DECO Algarve sai à rua com o projeto “Poupar e organizar para alimentos não desperdiçar”, promovendo sessões de sensibilização para ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas de consumo, capacitando-o para uma tomada de decisão mais responsável e consciente, do ponto de vista económico e ambiental
Esta iniciativa conta com o apoio financeiro do ACCIONAD-ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.
É na casa do consumidor que se identifica a maior fatia do desperdício alimentar, então o que pode fazer nas nossas casas para evitar o desperdício e por onde podemos começar?
A ida às compras é essencial, deixamos algumas dicas:
- Devemos começar por planear as nossas refeições para a semana, pois permite organizar antecipadamente o que precisamos para reaproveitar sobras alimentares.
- Elabore uma lista antes que ir às compras com apenas aquilo que necessita e respeitar a lista.
- Esteja atento às promoções, compre apenas o que é mesmo necessário.
- Não vá às compras com fome.
- Sempre que possível compre a granel, assim será mais fácil controlar as quantidades e evitar desperdício.