Saúde

Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA promove terapias complementares com visitas a Zoomarine e sala Snoezelen

O Centro de Desenvolvimento Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com o objetivo de proporcionar um maior contacto com a comunidade e o convívio fora do ambiente hospitalar, tem vindo a desenvolver várias atividades, com as crianças com patologia de desenvolvimento, complementares às terapêuticas aplicadas no Centro.

No sábado, 9 de abril, decorreu um evento no Zoomarine com a participação de 17 crianças, seguidas nos polos de Faro e Portimão do Centro de Desenvolvimento Pediátrico (CDP), acompanhadas pelos seus cuidadores e por uma equipa de profissionais. De acordo com a coordenadora do CDP, a neuropediatra Carla Mendonça, “as crianças cumpriram um programa diversificado com manifesto agrado de todos. Foi feita uma visita pedagógica aos animais marinhos com presença no momento da alimentação e demonstrações com golfinhos, leões marinhos e focas. Seguiu-se um lanche convívio, com a participação de um músico terapeuta ocupacional, que promoveu a interação das crianças com vários instrumentos musicais, prosseguindo-se com o tradicional jogo de caça aos ovos da Páscoa. A sessão culminou com a participação ativa das crianças na plantação de uma árvore Ginkgo Biloba, sendo esta árvore considerada um fóssil vivo, símbolo de coragem, força, resiliência e paz, com este gesto pretendemos homenagear as crianças do Centro”. 

Na segunda-feira, dia 11 de abril, decorreu uma visita à sala Snoezelen da Espiral de Vontades, Associação de Apoio a Desfavorecidos, em Monchique, com a participação de doze crianças acompanhadas pelos seus cuidadores e equipa de profissionais. Esta sala de exploração sensorial, utiliza as luzes, sons, cores, texturas e aromas em contexto terapêutico, promovendo aprendizagens, socialização, relaxamento e regulação emocional, entre outros. “Com estas atividades pretende-se, ainda,  promover a partilha de experiências, fomentar a solidariedade e melhorar a interação entre os pais ou cuidadores com as equipas profissionais, no sentido de gerar mais confiança e combater o sentimento de isolamento”, explica a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Pediátrico.    

Ainda durante o mês de Abril, integrado no programa anual de desporto adaptado desenvolvido pelo Centro, participam a 18 de abril no 1.º Torneio de Paddel Adaptado, promovido pela APATRIS, e no Mini-Golfe promovido pela APEXA, a 29 de abril. 

Na próxima sexta-feira, dia 22 de abril, o Centro de Desenvolvimento Pediátrico, promove ainda um passeio na Ria Formosa destinado a pais recentes e aos seus bebés, onde serão acompanhados por uma educadora e terapeuta ocupacional. O objetivo é incentivar o uso do método canguru e dar a conhecer os benefícios do mesmo, possibilitando a partilha de experiências parentais e promovendo a saúde e bem-estar na natureza. O Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA convida todos os pais, com crianças até um ano, que se queiram juntar a este passeio, sendo o ponto de encontro junto à Rotunda do Caranguejo, na estrada para a Ilha de Faro, às 10h.

Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA apoia crianças

Recorde-se que o Centro de Desenvolvimento do CHUA foi criado formalmente em 2011 no polo de Faro, e em Fevereiro de 2021 passou a integrar o polo de Portimão. Além da integração multidisciplinar interna, constituída por profissionais de diversos Serviços, o centro assegura a articulação com outras estruturas de saúde, instituições e comunidade em geral.

O Centro de Desenvolvimento desempenha um papel fulcral na prevenção da doença, na promoção da saúde, no tratamento, na recuperação e na integração da criança, assumindo-se como um polo de excelência clínica e como catalisador de investigação, de formação e de educação para a saúde.