São Brás de Alportel apresentou Gabinete de Intervenção Sénior na Universidade do Algarve
O Município de São Brás de Alportel participou no Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável que a Universidade do Algarve (UALg) promoveu na passada sexta-feira, 18 de março, no Campus de Gambelas.
Este encontro regional teve por propósito promover e divulgar as melhores práticas da região do Algarve no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e fomentar o diálogo e o debate na procura de melhores soluções e abordagens para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.
O Município de São Brás de Alportel participou, mediante a Unidade de Serviços Sociais, com a apresentação do trabalho realizado pelo Gabinete Municipal de Intervenção Sénior na exposição de Inovação e Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing.
Recorde-se que o Gabinete de Intervenção Sénior (GIS) foi criado, em 2013, para reforçar o trabalho de defesa da população sénior, num trabalho em parceria com um largo conjunto de entidades, sob coordenação da Câmara Municipal.
Com sede no Centro de Apoio à Comunidade, na Rua Serpa Pinto, n. 29, o GIS trabalha numa lógica de proximidade, dedicando a sua intervenção, em prol da proteção e promoção do bem-estar e qualidade de vida da população sénior. Um trabalho realizado em parceria com um conjunto de entidade, que permite multiplicar recursos e serviços para apoio aos cidadãos seniores do concelho, em particular dos que se encontram em situação de vulnerabilidade, e promove diversas atividades de sensibilização, lúdicas e desportivas.
Ao longo destes quase 10 anos, o GIS já apoiou mais de uma centena de pessoas idosas, contribuindo para a resolução das mais diversas problemáticas e necessidades do seu público-alvo e para a garantia do seu bem-estar e dignidade.
Durante a pandemia COVID-19 adaptou os seus serviços tendo criado a Linha da Amizade, uma linha telefónica vocacionada para a escuta, esclarecimento e apoio à pessoa idosa.
Um trabalho que contribuiu para a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
No Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável foram ainda apresentadas as melhores candidaturas e anunciados os vencedores do Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing e onde foram dinamizados painéis sobre as temáticas: Saúde, território inclusivo, coesão e participação social, economia grisalha e desafios e oportunidades – envelhecer na região do Algarve.