JAT – Janela Aberta Teatro comemora o Dia Mundial do Teatro em Albufeira
Em virtude das comemorações do Dia Mundial do Teatro, o Colectivo JAT, junto com o Município de Albufeira, apresenta o espectáculo ‘Asas de Papel’ no dia 26 de Março às 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira e promove um Workshop de Mimo Contemporâneo, no dia 27 de Março às 10h no Pavilhão Desportivo de Albufeira.
As iniciativas são ambas de acesso gratuito, sujeitas à lotação.
‘Asas de papel’ foi recentemente apresentado em Faro, no IPDJ, com três sessões praticamente esgotadas. Um mimodrama mágico, sem palavras, que conta a história de mãe e filha que, absorvidas pelo ritmo diário do quotidiano moderno, acabam por afastar-se uma da outra. A mãe, escrava do trabalho, desconecta-se do seu lado humano, enquanto a filha se refugia num livro, que será a sua companhia e uma janela para mundos fantásticos. Através da leitura, estímulo à curiosidade e imaginação, a filha encontra personagens, aventuras, companhia e um contacto puro consigo mesma e com um mundo esquecido por aqueles adultos que renunciaram à sua parte mais íntima e pura. O entusiasmo da criança pela descoberta dos livros contagiará a sua mãe, permitindo que ela recupere sua humanidade, o sentido da vida e seu relacionamento com a filha.
Um trabalho de sincronia coreográfica, num espaço vazio, onde o mimo e a interpretação colocam-se ao serviço de uma profunda mensagem sobre os riscos da mecanização da sociedade e da desumanização do indivíduo. Uma emocionante história de amor, imaginação e esperança.
Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa encenam este mimodrama, que conta com interpretação de Bruna Pinheiro, Diana Bernedo, Ilda Nogueira, Jorge Oliveira, Laura Parneva e Vasco Seromenho.
Sobre o workshop
O workshop, com lotação máxima de 20 participantes e mínima de 6 e destinado a maiores de 12 anos, requer inscrição para o email cultura@cm-albufeira.pt
Com duração de 3 horas e ministrado por Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, esta formação destina-se a todas as pessoas, com ou sem experiência. Para os que queiram investigar ou explorar uma carreira de teatro e de interpretação, mas também para aqueles que querem aumentar as suas capacidades artísticas, expressivas e criativas. Visa introduzir as ferramentas e princípios fundamentais para a representação teatral, através de variadas disciplinas e linguagens, de diversas origens e culturas, com uma base e natureza comuns – a linguagem física e corporal sem linguagem falada. Da exploração do movimento ao Mimo Cénico, da Pantomima à interpretação, passa-se pela improvisação e pela criação, com o intuito de dotar o grupo de diferentes linguagens cénicas, para despertar a criatividade e criar elenco. Abordaremos as metodologias de Étienne Decroux, Marcel Marceau, Jacques Lecoq, entre outras.
Ainda no âmbito deste espectáculo, serão plantadas pelo elenco e equipa artística 3 árvores, no Município de Faro, como medida para atenuar a pegada carbónica provocada pelas deslocações. Esta é uma acção adoptada pelo Colectivo JAT no presente ano para contribuir para uma sociedade e ecossistema mais equilibrados.