Dia mundial da poesia assinalado na biblioteca de Loulé

A 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Poesia mas a Biblioteca Municipal de Loulé antecipa as comemorações e, no dia 19, sábado, pelas 21h00, decorrerá no seu edifício-sede um recital. 

Momento de rara e fresca beleza lírica e musical com um depurado sentido estético, este recital traz-nos André Gago, consagrado ator, em declamação de poemas de autores nacionais. André Gago estará acompanhado por Emanuela Nicoli que fará chegar a leve e etérea musicalidade da Harpa. 

Destinado ao público em geral, este evento tem entrada livre.

André Gago estreou-se como ator, em 1984. Criou o Teatro Instável em 2004, onde encenou e atuou. A Commedia dell’Arte, descoberta na companhia Meia Preta, e a sua paixão pela máscara levaram-no a estagiar com Ferrucio Soleri, no Piccolo Teatro di Milano. Ensina Técnica da Máscara em inúmeros cursos e workshops. A partir da sua coleção de máscaras portuguesas, tem realizado diversas exposições pelo país. Adaptou Jorge de Sena e Aquilino Ribeiro para o palco, e traduziu e encenou “A Orquestra”, de Jean Anouihl, e “Hamlet”, de William Shakespeare, entre muitas outras adaptações e criações próprias. Com o conto “O Circo da Lua”, publicado em 2001, recebeu o prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores. Em 2010 publica “Rio Homem”, finalista do prémio Leya e Prémio PEN Clube Portugal para Primeiro Romance. Integra atualmente quatro formações musicais com espetáculos de poesia. Paralelamente realiza inúmeros recitais poéticos nos mais variados formatos. Tem uma vasta experiência como ator em televisão. Atuou de forma mais pontual, no cinema. 

Nascida em Florença em 1977, Emanuela Nicoli estudou no Conservatório “Luigi Cherubini” de Florença diplomando-se em Harpa, em 1996, com a avaliação máxima. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento em Harpa. Vencedora em 1997 do Concurso Nacional “Riviera della Versilia”, e em 1999 do Concurso Internacional ” Rovere D`Oro” na sua categoria. Em 2006, obteve o Curso Anual de Qualificação Professional para Professor de Orquestra “Progetto Palcoscenico” no Teatro Comunale del Maggio Fiorentino. Em 2007, licenciou-se em “Discipline Musicali” no Conservatório Luigi Cherubini, em Florença, tendo alcançado a votação máxima. Atualmente, apresenta-se em formação de Camera e em Orquestra; colaborando com diversas formações em Itália, França e Portugal e atuando como solista em diversos recitais. Desde outubro de 2009 até 2015, é Harpista da Orquestra do Norte (Amarante-Portugal), colabora com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa e participa do Angelicus Duo a convite da soprano Filipa Lopes.