Escolas do Turismo de Portugal apresentam nova oferta formativa

Com o objetivo de formar os futuros líderes da indústria do turismo, as Escolas do Turismo de Portugal apresentam uma oferta formativa remodelada e adaptada às atuais exigências do mercado, nos dois maiores eventos nacionais na área da Educação e Formação: as feiras Qualifica (16-19 março, Exponor) e Futurália (30 março-2 abril, FIL).

Os atuais cursos com a chancela do Turismo de Portugal pretendem preparar profissionais que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas e que sejam agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do país. Formar líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que o turismo tem na reconstrução das sociedades, é a visão holística sobre a qual assenta a recente remodelação da oferta formativa da rede de 12 Escolas do Turismo de Portugal. 

No stand das Escolas do Turismo de Portugal nas feiras Qualifica e Futurália, os visitantes têm a oportunidade de conhecer toda a oferta formativa, participar num Quiz sobre Turismo, envolver-se em várias atividades lúdicas associadas às diferentes áreas de cada curso e, ainda, ouvir a experiência de atuais alunos sobre o seu percurso formativo. Para que os visitantes sintam um pouco da vivência diária das escolas, na zona de bar/lounge são servidos cocktails criativos e algumas das iguarias que os alunos aprendem a confecionar ao longo dos diferentes cursos. 

Para Ana Paula Pais, diretora de Formação do Turismo de Portugal, “as Escolas do Turismo de Portugal são hoje espaços ilimitados, viveiros de sonhos, que ajudam os jovens a adquirir competências técnicas, digitais e comportamentais, que os tornarão líderes das empresas do futuro. Com abordagens pedagógicas inovadoras de trabalho por projeto, com opções curriculares customizadas, integrando novas áreas de desenvolvimento pessoal e criativo, e novos conteúdos de digital, de sustentabilidade, de economia circular e de gestão de equipas, as nossas escolas têm as melhores condições para uma formação ajustada aos desafios atuais do setor do turismo e, sobretudo, às ambições e aos sonhos dos jovens”. 

A rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a certificação TedQual da Organização Mundial do Turismo, a primeira que esta organização atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas características. Este selo de qualidade, reconhecido mundialmente, é reflexo do prestígio internacional da formação oferecida.  

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

Info: turismodeportugal.pt

Sobre as Escolas do Turismo de Portugal

A Rede Escolar do Turismo de Portugal é constituída por 12 escolas, de norte a sul do país, (Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro) que apostam na formação profissional, qualificando e elevando as competências dos profissionais do setor. As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de 3.000 alunos por ano, preparando os jovens para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam mais de 5.000 profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas. 

Info: escolas.turismodeportugal.pt