Castro Marim tem Carnaval sobre Rodas

Ainda em contexto de pandemia, mas procurando e celebrar e valorizar o Carnaval do concelho, que era já um dos cortejos mais conhecidos do sotavento algarvio, Castro Marim vai ter este ano, de 25 de fevereiro a 1 de março, um “Carnaval sobre Rodas”. 

A iniciativa é do projeto “Castro Marim (COM) Vida”, em parceria com o Município de Castro Marim e a Junta de Freguesia de Altura, e promete levar “Amor e Afetos”, o tema eleito para este cortejo itinerante, às principais povoações do concelho, mas também às mais isoladas, às escolas, infantários e lares de idosos. 

Aproveitando o conhecimento e a experiência dos voluntários que todos os anos se empenham para dar singularidade e brilho ao Carnaval de Altura, a carrinha do “Carnaval sobre Rodas” levará a cada sítio um pouco daquilo que é o Carnaval folião, que se espera voltar a realizar em 2023. 

O “Carnaval sobre Rodas” surge na resposta a dois dos grandes eixos do “Castro Marim (COM) Vida” – promover o envelhecimento ativo e quebrar o isolamento social dos idosos, agravado pela pandemia. Assim, já na rua, convidamos a que à festa, ao amor e aos afetos levados pelos foliões deste “Carnaval sobre Rodas”, se junte a animação, a alegria e a criatividade dos convivas, procurando-se sempre evitar as aglomerações de pessoas. 

Esta é uma iniciativa enquadrada na atividade 6 «Sénior Ativo», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. 

São ainda colaboradores desta iniciativa as Juntas de Freguesia de Castro Marim e de Odeleite e Associações e Clubes Recreativos locais.  

Calendarização  

25 Fevereiro | 13h00-17h00 – EB1 e pré-escola de Odeleite, Odeleite, Corte Velha, Furnazinhas 

26 Fevereiro| 14h00-17h00 – Junqueira, Monte Francisco, Quinta da Cerca, Castro Marim 

27 Fevereiro | 14h00-17h00 – Casas da Alcaria e Alagoinha, Rua da Alagoa, 

28 Fevereiro | 14h00-16h45 – EB1 e pré-escolar de Altura, EB1 e pré-escola de Castro Marim, Rua da St. Casa da Misericórdia de Castro Marim, Rua 25 de Abril e Rua Dr. Alves Moreira, em Castro Marim 

01 de março | 10h00-16h00 – Cerro do Enho, Cortelha, Corte Gago, Alta Mora, Corte Pequena, Corujos, Azinhal.