Saúde

Comunicado do Infarmed sobre autotestes COVID do fabricante Genrui Biotech Inc.

O Infarmed teve conhecimento que na Irlanda foram recebidos cerca de 550 relatórios de incidentes sobre resultados de falsos positivosi (conforme publicado no seu website institucional pela autoridade irlandesa), obtidos com os autotestes SARS-CoV-2 Antigen Test Kit (Colloidal Gold) do fabricante Genrui Biotech Inc.. Neste sentido, estes testes estão a ser recolhidos voluntariamente nesse país, não tendo a Irlanda adotado ainda nenhuma medida regulamentar.

Em Portugal, até à presente data, o Infarmed recebeu 7 notificações de casos de falsos positivos, num universo de cerca de 7 Milhões de autotestes, reportados pelo fabricante como tendo sido fornecidos ao mercado nacional.

O Infarmed encontra-se em contacto com as suas congéneres europeias, assim como, com o fabricante do autoteste, para reunir toda a informação relevante, de forma a melhor poder avaliar a situação, nomeadamente, notificações recebidas pelas restantes autoridades europeias, entre outras informações.

O fabricante Genrui Biotech Inc. informou o Infarmed de que os lotes comercializados na Irlanda não foram comercializados em Portugal.

Considerando que as orientações em Portugal (Norma da DGS no 019/2020 de 26/10/2020 atualizada a 01/12/2021 e Circular Informativa Conjunta DGS/Infarmed/INSA 005/2021), referem que todos os resultados positivos obtidos com autotestes devem ser reportados, tendo de ser confirmados por PCR, os dados de que o Infarmed dispõe, não evidenciam neste momento um risco relevante para a saúde pública.