BRASA, de Tiago Cadete no Teatro das Figuras
O espectáculo BRASA, do encenador e actor Algarvio Tiago Cadete, natural de Faro, está inserido no BoCA – Biennial of Contemporary Arts, estreia a 29 de Setembro no Teatro das Figuras em Faro e estará também em Lisboa de 14 a 17 Outubro nas Carpintarias de São Lázaro.
O espectáculo aborda a temática do processo migratório, Portugal e Brasil, os actores partilham as suas próprias experiências como migrantes e é lançado um olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil.
A palavra Brasil tem origem na grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa. Durante anos essas árvores foram extraídas e vendidas para o continente europeu. Podemos dizer que foi um dos objectos que mais cruzou o Atlântico.
Nos últimos anos, novos grupos migratórios escolheram Portugal ou o Brasil para estudar, em busca de novas oportunidades de trabalho ou para sair do seu país de origem por motivos políticos. Quem são esses novos migrantes brasileiros e portugueses? Que desejos têm quando decidem migrar? Em “Brasa”, Tiago Cadete lança um olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil.