Direção-Geral da Saúde atualiza recomendação sobre a vacinação contra a COVID-19 em adolescentes com 12-15 anos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que, relativamente à vacinação contra a COVID-19 em adolescentes com 12-15 anos, foi possível analisar novos dados disponibilizados nos últimos dias, sendo de referir, à data, que:
- Os mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos Estados Unidos da América (EUA) e na União Europeia (UE) confirmam que os episódios já reportados de miocardite e pericardite são extremamente raros e têm uma evolução clínica benigna. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) continua a monitorizar estes episódios.
- Não foram conhecidos novos alertas de segurança com a utilização destas vacinas na UE nestas faixas etárias.
- Assim, dando continuidade à comunicação de 30 de julho, a DGS, ouvida a Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC):
- Mantém a recomendação da vacinação prioritária das pessoas com 16 ou mais anos e dos adolescentes com 12-15 anos com comorbilidades de risco.
- Recomenda a vacinação de todos os adolescentes de 12-15 anos. Esta recomendação, que surge na sequência da análise dos dados de vacinação nestas faixas etárias, nos EUA e na UE, tem um caráter universal, pelo que as vacinas estarão disponíveis para os adolescentes, acompanhado(s) pelo(s) pai(s)/tutor legal, sem necessidade de indicação médica.
- Vai atualizar a Norma 002/2021, para contemplar a nova recomendação.
A DGS e a CTVC continuam a acompanhar a evolução do conhecimento científico, da situação epidemiológica e da informação sobre as vacinas contra a COVID-19, podendo atualizar as suas recomendações a qualquer momento.