Foi hoje assinado o protocolo entre a DRAP Algarve e a associação vita nativa para instalação de caixas-ninho.
A Direção Regional de Agricultura e Pesca do Algarve, no Patacão, celebro um protocolo de colaboração entre a DRAP Algarve e a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, responsável pelo projeto “Alojamento Local para Aves”, que visa a instalação e manutenção de caixas–ninho.
O Protocolo prevê a instalação de 35 caixas ninho, 18 na sede da DRAP Algarve, no Patacão, e 17 no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, sendo em maioria caixas ninho para aves insectívoras, como os chapins e as poupas e para aves de rapina de pequena e média dimensão, como o mocho-galego, o peneireiro vulgar e a coruja das torres.
foi também já instaladas duas caixas-ninho no Patacão.
Nas palavras do seu diretor Dr. Pedro Valadas a DRAP Algarve associa-se a esta iniciativa que considera de extrema importância para a manutenção do equilíbrio nos ecossistemas, pelo fato de as espécies beneficiadas pelo projeto alimentarem-se de insetos, pequenos roedores, entre outros, o que vem contribuir para o importante papel das aves no controlo biológico de pragas.
No âmbito do projeto ‘Alojamento Local para Aves’, a Associação Vita Nativa, prevê a instalação de 2 mil caixas-ninho distribuídas por todo o Algarve, contando para isso com a colaboração de várias entidades, entre elas da DRAP Algarve.
Fundada em 2018, a Vita Nativa é uma organização sem fins lucrativos para a conservação do ambiente que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para a participação ativa na defesa do ecossistema, objetivos nos quais a DRAP Algarve se revê e defende.
Esta, é uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018 que visa promover a diversidade de avifauna na região Algarvia e onde participa também o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), representado pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.