No ano em que se assinalam 20 anos de atividade e 70 anos de Serviços Municipalizados (1951–2021) a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, promove uma nova identidade visual. Os dois marcos, de incontornável importância para a história portimonense, contribuíram para a decisão de repensar a marca desta empresa municipal.
Com 20 anos de atividade considerámos que este era o momento oportuno para olhar a marca EMARP de uma forma integrada e definir uma estratégia de comunicação clara e ajustada às necessidades atuais de um universo cada vez mais presente no digital, com públicos mais atentos e exigentes.
A revitalização da marca tem o grande objetivo de promover um maior alinhamento entre a missão, a visão e o posicionamento da empresa e a forma como esta comunica, apresentando uma nova hierarquia de conteúdos, construindo um caminho de maior proximidade e apresentando ferramentas como o site, a aplicação digital e a própria fatura, com uma linguagem visual atual, apelativa e uma navegação mais dinâmica e interativa.
Através do atual rebranding pretende-se dar um novo fôlego à marca existente, sem a descaracterizar, elevando-a para o patamar seguinte, refletindo valores de rigor e excelência, de uma empresa que se enquadra no movimento por um desenvolvimento sustentável, que se preocupa em “Cumprir no presente, Cuidar do futuro”. Sendo esta a assinatura da marca que passará a incorporar os suportes de comunicação.
A nova identidade, já apresentada aos colaboradores através do jornal interno da empresa, será dada a conhecer aos munícipes com contrato de água, juntamente com a próxima fatura, e à comunidade em geral através da imprensa e das redes sociais.
De referir que o estudo de rebranding foi efetuado internamente pelo gabinete de comunicação, criado recentemente, em estreita colaboração com outros setores da empresa e a identidade visual será ativada nos seus canais de comunicação, online e offline, de forma gradual, evitando desta forma custos adicionais, situação que levará à coexistência de ambas as marcas, antiga e nova, durante um período de tempo.
A nova identidade visual
O novo conceito, apesar de manter a forma característica da antiga marca, surge com um design contemporâneo. A forma arredondada mantém a continuidade, mas a base das letras assume uma forma retilínea que sugere a estabilidade, o equilíbrio, a força, o profissionalismo e a eficiência da marca. Atributos que pretendemos ver reforçados.
A nova solução cromática, evidente numa mistura harmoniosa de tons de azul-escuro e claro, que preenche a arquitetura das letras, construídas com círculos e segmentos retos, tornam a marca dinâmica, modelar e apelativa. A letra “E” foi redesenhada para ganhar um estatuto identitário e assumir-se como o elemento diferenciador, que torna o todo mais fluído e versátil.
O logotipo é apresentado em duas versões, ao alto e ao baixo. A versão ao baixo apresenta a marca de uma forma desconstruída, agregando os semicírculos na sua composição, com a adição de três cores: verde, azul e amarelo, associadas duplamente às suas principais áreas de atuação e à separação seletiva de resíduos.
Servindo o propósito da versatilidade o conceito da marca incorpora a forma do círculo e do semicírculo na sua identidade, nas mais diversas formas, desde a sua aplicação em merchandising, fardamento até à construção de símbolos associados aos serviços da empresa, entre outros.
Sobre a EMARP
Portimão foi um dos primeiros municípios portugueses a assumir um formato de gestão empresarial para os serviços municipalizados com a criação da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, em 2001.
Desde então a empresa tem vindo a acumular competências e atualmente atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, na limpeza e higiene pública, na gestão e fiscalização da atividade publicitária, da ocupação de via pública e, recentemente, na gestão do sistema de estacionamento público urbano.
Somos uma empresa que trabalha para ser uma referência nas áreas em que atua, uma organização de excelência, que fomenta uma cultura de constante melhoramento procurando corresponder às expectativas dos seus clientes, colaboradores e parceiros.
Continuar presente na vida dos Portimonenses com responsabilidade, a trabalhar de forma empenhada para melhorar os seus sistemas e contribuir para um futuro mais sustentável é a nossa promessa.