Cultura

São Brás de Alportel assinalou dia nacional dos moinhos, com visita ao moinho do Bengado

No cimo dos montes, os moinhos guardam uma história escrita no vento… desde tempos imemoriais. O Moinho do Bengado é representativo do património molinológico, único no mundo, e de que Portugal se deve orgulhar.

Adquirido pela Câmara Municipal e reabilitado em 2005, foi recentemente alvo de uma intervenção de manutenção e valorização, investimento no valor de 7.085,00€, que permitiu realizar a manutenção da sua roda dentada e das traves, bem como a colocação de novas velas.

Trabalho levado a cabo pela mesma equipa de restauro que permitiu abrir portas a 23 de setembro de 2005, pela mão da empresa local de José Gualberto Benedito.

No Dia Nacional dos Moinhos, no âmbito de uma iniciativa coordenada pelo Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Município – Quinta do Peral -, recebeu a visita dos seus amigos de sempre, nomeadamente moleiro Paulino que há 15 anos é um colaborador assíduo na dinâmica do Moinho e ainda de um casal de residentes estrangeiros holandeses amigos e defensores dos moinhos. 

Um diálogo intercultural a abrir caminhos novos, à valorização do nosso passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *