Educação

Programa operacional do Algarve apoia formação de 4.500 professores para acelerar transição digital na educação

A Comissão Diretiva do Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, aprovou os programas de formação de professores apresentados pelos Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas do Algarve, visando a capacitação de docentes, formadores do Sistema Nacional de Qualificações e técnicos de tecnologias de informação em cada escola, para garantir a aquisição das competências necessárias ao ensino no novo contexto digital.

Esta prioridade, já identificada no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pelo Governo em abril de 2020, tornou-se ainda mais urgente no atual contexto de pandemia, e das respostas do sistema de educação e formação à pandemia do COVID-19.

Este plano tem uma perspetiva de resposta mais de curto prazo, decorrente da situação pandémica gerada pelo COVID-19, mas tem também uma perspetiva de médio e longo prazo, visando a sustentação de condições de maior e melhor eficácia e eficiência na execução dos recursos afetos à qualificação da nossa população, universalizando nesse contexto este apoio público, enquanto fator chave de desenvolvimento económico e social.

A capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá, pois, um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de todas as ferramentas digitais nas suas práticas profissionais e pedagógicas.

No âmbito do referido plano assume particular importância as ações alinhadas com o desenvolvimento da competência digital dos docentes, incluindo áreas como a do ensino a distância e do ensino misto, com a utilização de ferramentas digitais nos processos de ensino e aprendizagem, quer presenciais, quer remotos.

Os programas aprovados preveem a formação de mais de 4.500 docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública, bem como docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes, bem como os gestores escolares, detentores de cargos de gestão intermédia e, ainda outros agentes de educação envolvidos no processo de aceleração da transição digital na educação, correspondendo a um volume de formação superior a 116 mil horas de formação. 

O financiamento público aprovado é superior a 810.000,00€ (oitocentos e dez mil euros), comparticipado em 80% pelo Fundo Social Europeu (FSE).

As operações a apoiar serão dinamizadas pelos 6 Centros de Formação dos Agrupamentos de Escolas da região, e pelo Instituto de Avaliação Educativa, e decorrerão até 30 de junho de 2023.