Turismo de Portugal vence na categoria Setor Público
O Turismo de Portugal acaba de conquistar, pela primeira vez na sua história, o primeiro lugar do Índice da Excelência 2020, destacando-se no Setor Público pelo seu clima corporativo e como uma organização de excelência no panorama nacional. Conquistou, também, o 8º lugar das Grandes Empresas, passando agora a integrar o Top 10 deste ranking.
Na análise global, o nível de excelência atingido pelo Instituto Público foi de 75,6 (em 100 pontos possíveis), dois pontos acima do resultado do benchmark para as grandes empresas (73,4 pontos).
Das quatro dimensões da excelência definidas por este estudo – dinâmica organizacional, práticas, clima e gestão das pessoas – a Autoridade Turística Nacional alcançou a maior pontuação nas práticas de gestão (92,1), “engagement” (82,4), taxa de participação (80,1) e satisfação (65,3).
O Turismo de Portugal evoluiu significativamente nos últimos cinco anos, em todas as dimensões analisadas. Na última vez que participou neste estudo, em 2016, os resultados situaram-se nos 57,1 em práticas de gestão (92,1 em 2020) 69,3 de engagement (82,4 em 2020), 54,2 de satisfação (65,3 em 2020) e 32,5 de taxa de participação (80,1 em 2020).
Num ano excecionalmente desafiante a todos os níveis, estes resultados vêm reforçar o posicionamento dinâmico e inovador do Turismo de Portugal que conseguiu, num tempo recorde, adaptar-se, com sucesso, a novas práticas e metodologias de trabalho, de gestão de equipas e de premência na resposta às necessidades do setor, mantendo-se sempre ao lado das empresas e dos empresários e colaboradores do setor.
Para Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal “este prémio é um reconhecimento ao trabalho de excelência de cada colaborador do Turismo de Portugal nesta missão coletiva de liderar o turismo do futuro e uma responsabilidade enorme para o futuro da organização. Numa fase de grande necessidade por parte de todos os que fazem este setor, o Turismo de Portugal reafirma o seu compromisso de continuar a trabalhar para a retoma deste que é um dos principais motores da economia nacional”.
O Índice da Excelência é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do Capital Humano, desenvolvido pela Neves de Almeida HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE. Trata-se da 5.ª edição desta iniciativa, através da qual se analisa a prática de Recursos Humanos em Portugal e se premeiam as organizações que mais investem e apostam nesta área.