EPIS promove sessão para alunos sobre a vocação de Professor
Encontros digitais EPIS para pais, professores e alunos durante o confinamento já ultrapassam os 500 participantes por sessão
A EPIS realiza na próxima segunda-feira, dia 8, às 16h00, a sessão “Global Vocações – Eu quero ser professor”, destinada a alunos com interesse em seguir a carreira docente. Contará com a participação de três professores de níveis de ensino distintos: uma educadora de infância, uma professora do ensino básico e um professor universitário que irão partilhar a sua experiência e falar sobre os desafios da profissão dado o momento atual. As inscrições podem ser submetidas em https://forms.gle/4W1JJ8CBGAxK6Zib8, sendo posteriormente enviado o link para participação na sessão.
Esta é a primeira iniciativa integrada nos dois novos programas da Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, que consistem em formatos digitais de voluntariado para promover o desenvolvimento dos alunos através da orientação vocacional e profissional, da cidadania e da cultura universal. Até março, a EPIS prevê realizar 1 a 2 sessões por semana.
O programa «Global Vocações» está aberto a todos os jovens e vai realizar-se em duas modalidades: nas sessões “Eu quero ser” serão promovidos debates sobre diferentes áreas e vocações profissionais; e em “Histórias com História” serão discutidos temas universais. Já o programa «60 Minutos Especiais» é destinado, em particular, a jovens com deficiência e às suas famílias, professores e técnicos especializados, com foco em temas relevantes no que respeita ao apoio, bem-estar, orientação, formação e inserção profissional.
Em 2020, todos os programas da EPIS migraram do formato presencial para o formato digital, o que possibilitou que todos os alunos acompanhados pela Associação, distribuídos por 42 concelhos do continente e por 4 ilhas dos Açores, tenham passado a beneficiar dos programas de voluntariado em 2021, com o apoio das empresas parceiras.
A EPIS promove também sessões Zoom abertas à comunidade – Conselhos de Pais, Professores e Alunos – desde dezembro do ano passado, tendo já sido abordados temas como a importância do exercício físico no período de confinamento, a preparação de lanches saudáveis ou literacia financeira. No passado dia 2 de fevereiro, a sessão dedicada à responsabilidade de cada um no combate à pandemia contou com mais de 500 participantes entre pais, professores e alunos.
«Nesta nova etapa de confinamento geral, com a aprendizagem de 2020, em que migrámos os programas de promoção do sucesso escolar para formatos digitais, a EPIS está a fazer um importante esforço para se manter sempre em proximidade com os seus alunos, famílias e professores. Desde o início, estas sessões digitais já contaram com a presença de cerca de 1000 participantes», refere Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS.
SOBRE A EPIS
A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, tendo escolhido a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar. A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social tem como missão principal apoiar alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário em Portugal, que vivem em contextos socioeconómicos desfavorecidos, com risco acrescido de insucesso e abandono escolar e maior probabilidade de não chegarem ao fim da escolaridade obrigatória concluindo o 12.º ano de escolaridade.
Este ano letivo de 2020/2021, em parceria com o Ministério da Educação, o Governo Regional dos Açores e diversas autarquias em todo o país, a EPIS está a acompanhar 8.213 alunos de todos os ciclos, em 235 escolas de 42 concelhos do continente e 4 ilhas dos Açores, com o apoio de 167 mediadores.
A EPIS é, atualmente, o maior parceiro privado do Ministério da Educação e do Governo Regional dos Açores no combate ao insucesso e abandono escolar. Desde a sua fundação, contou com mais de 427 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno e esteve presente em 67 concelhos de todo o país (Continente e Ilhas), em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, 35 Autarquias parceiras e 462 escolas de todo o país.