Município de Aljezur felicita a associação de defesa do património histórico e arqueológico de Aljezur pelo seus 25 anos

Fundada a 12 de fevereiro de 1996, a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur celebra, hoje, os seus 25 anos de existência. O Município de Aljezur endereça os parabéns a esta Associação, aos seus atuais dirigentes, associados e a todos aqueles que ao longo de estes 25 anos, colaboraram com a mesma.

O seu empenho e dedicação em prol do bem comum, tem tido o reconhecimento por várias entidades, tendo sido agraciada em 14 de março de 2006 com a Medalha de Mérito Cultural – Ouro, pelo Câmara de Aljezur.

A Associação de Defesa do Património de Aljezur tem como objetivos a ação constante de prospeção, inventariação, investigação, divulgação e defesa do património paleontológico, arqueológico e histórico – cultural do concelho de Aljezur e a consequente divulgação permanente das suas atividades ou outras que se insiram nos mesmos objetivos, pressionando os órgãos do Poder Central e Local e exercendo uma ação pedagógica a nível da opinião pública local. page1image64875968

O associativismo emerge do pensamento democrático e livre, circunscrito na alma de qualquer Estado de Direito Democrático que preze a cumplicidade com a legalidade marcada pela constituição. A Gestão dos Museus Municipais, a Edição de publicações nomeadamente da revista Cultural Al-Rihana, entre muitas outras, a realização de workshops, palestras e exposições, muitas delas em parceria direta com o Município de Aljezur e as Juntas de Freguesia, as escavações arqueológicas, entre muitas outras iniciativas que foram realizadas e que continua a realizar, são demonstrativas do muito trabalho desenvolvido ao longo deste quarto de século.

Na pessoa do Sr. Presidente da Direção, Vasco Marreiros, felicita-se todos os membros da direção e dos vários órgãos, assim como todos aqueles, que ao longo dos anos, contribuíram e colaboraram para tornar esta associação, como uma referência em termos do associativismo regional, esperando e desejando mais 25 anos de intensa atividade.