Revista al-‘ULYÀ Nº22 foi lançada mas apresentação só em 2021
No passado dia 21 de novembro, foi lançada a Revista Al-‘Ulyà, naquela que é mais uma edição desta publicação do Arquivo Municipal de Loulé. No entanto, a pandemia que está a afetar o país e o mundo levou a que a habitual sessão de apresentação tenha sido adiada para 2021, assim que os riscos ao nível da saúde pública sejam ultrapassados.
O número que agora é publicado direciona-se não só para um segmento de público especializado mas também para leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento do património histórico-cultural local e regional algarvio.
Neste volume estão reunidos onze temas da autoria de Marc Mayer i Olivé, Rui Roberto de Almeida e Catarina Viegas, Patrícia Aleixo e Maria João Valente, Odete Pereira da Silva Menon, Artur Barracosa Mendonça, Raquel Borges, Sónia Graça Silva e Helder Raimundo, Catarina Oliveira, Patrícia Dores, Nuno Inácio, Cristina Garcia e Miguel Godinho, Franklin Pereira, José Carlos Vilhena Mesquita, Helder Faustino Raimundo e Nuno Osório Cortes. Arqueologia, História, Arte Sacra, Linguística, Educação e Biografia foram as matérias que mereceram a investigação por parte destes colaboradores.
A revista está disponível em suporte papel na loja de publicações da Câmara Municipal de Loulé e para consultar os artigos é possível aceder ao link http://tinyurl.com/gudjb86 ou solicitar através dos emails revista.al-ulya@cm-loule.pt / pserra@cm-loule.pt .
“Apesar desta contrariedade e do clima de incerteza que enfrentamos fruto do estado de exceção em que vivemos à escala planetária, com reflexos dramáticos aos mais diversos níveis, considerámos não fazer sentido que a publicação regular da revista fosse interrompida, evitando-se assim uma dupla penalização da edição”, consideram os responsáveis da publicação.
Recorde-se que também o Prémio Joaquim Romero Magalhães, outra iniciativa do Arquivo, transitou para o próximo ano.
A Revista Al-‘Ulyà é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pela primeira vez em 1992, pelo então Arquivo Histórico Municipal. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.