Saúde

Aljezur associa-se ao Programa “Vacinação SNS Local”

O Município de Aljezur celebrou um acordo com a Associação Dignitude, no âmbito do Programa “Vacinação SNS Local” para, no contexto da pandemia por COVID-19, ampliar os meios e os recursos disponíveis para proteção, concretamente da vacinação contra a gripe sazonal, dos nossos munícipes com idade de 65 ou mais anos.

Um dos objetivos do Programa “Vacinação SNS Local” é proteger os mais vulneráveis, através da vacinação contra a gripe sazonal, alargada às farmácias comunitárias, que no concelho de Aljezur, são as três farmácias situadas nas freguesias de Aljezur, Rogil e Odeceixe, que de uma forma espontânea e sentido de responsabilidade social aderiram ao projeto.

Este protocolo que tem sido assumido por diversas autarquias, a que Aljezur já se juntou, procura também evitar a concentração de mais pessoas nos centros e extensões de saúde. Num ano excecional são esperadas mais pessoas a realizar a vacina contra a gripe sazonal, o que poderá aumentar a pressão nos serviços locais de saúde.

De acordo com este protocolo, as 3 farmácias comunitárias existentes poderão administrar 150 vacinas (50 em cada farmácia), de forma gratuita para o munícipe, tal como sucede no centro de saúde e extensões de saúde, uma vez que o Município comparticipa o preço da administração das vacinas.

Assim, 150 pessoas do concelho nesta faixa etária e utentes do SNS, poderão receber a vacina em qualquer uma das farmácias comunitárias, evitando idas e concentração nas unidades locais de saúde, esta medida pretende que de uma foram mais fácil para este grupo de pessoas, possam ter acesso à vacinação, mais próximo da sua residência.