Lagos avança com reabilitação e ampliação do Canil/Gatil Municipal
A Câmara de Lagos vai reabilitar e ampliar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município. Licenciado desde 1 de fevereiro de 2012, o também designado de “Canil/Gatil Municipal” tem atualmente capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos.
O projeto de reabilitação e ampliação, recentemente adjudicado e atualmente em elaboração, visa criar mais 16 boxes para cães, permitindo a libertação de algumas células existentes para funcionamento de gatil. Na prática, o que se pretende é um aumento da capacidade do equipamento para o acolhimento temporário de animais e a melhoria das condições do espaço.
A par deste investimento, o município continua empenhado em promover uma adoção em maior escala, mais informada, consciente e com animais mais socializados. Para tal tem sido determinante a parceria com as associações locais de proteção animal, as quais desenvolvem um trabalho voluntário assinalável, designadamente ao nível da informação e sensibilização, das campanhas de angariação de alimentos e produtos de higiene, dos cuidados de saúde e promoção da adoção responsável.
Em vésperas de se assinalar mais um Dia Mundial do Animal (4 de outubro) não é demais chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais e recordar algumas das entidades/serviços e associações que, na área do concelho, atuam para garantir que estes direitos são respeitados.