Loulé: Obra e vida do pintor Joaquim Rasquinho em conferência
“Joaquim Rasquinho: um pintor de Loulé e do Algarve” é o nome da conferência que Ricardo Louro vai apresentar no dia 22 de novembro, pelas 15h, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, no âmbito do ciclo “LOULÉ na linha do tempo”.
A presente conferência propõe uma abordagem à vida e obra de Joaquim José Rasquinho (1736–1822), pintor e dourador algarvio, natural de Loulé, cuja atividade se destacou na pintura de tetos e telas ao longo dos séculos XVIII e XIX. Com um percurso artístico que abrange diversas localidades do Algarve, Rasquinho tornou-se uma figura central na produção artística regional, deixando um legado valioso para a compreensão do contexto artístico e cultural da época.
Através da análise das suas obras e do seu percurso biográfico, será traçado um panorama da arte no Algarve setecentista e oitocentista, com especial atenção aos contextos históricos de Loulé, Faro e Tavira.
Ricardo Louro é licenciado em Património Cultural e Arqueologia pela Universidade do Algarve e possui especialização em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Técnico Superior no Museu Municipal de Tavira, tem desenvolvido trabalho na área da divulgação patrimonial, destacando-se pela publicação de artigos, a realização de conferências e visitas orientadas centradas na história e património do Algarve.